Republicanos foram recebidos pelo Prefeito Adiló Didomênico/PSDB em apresentação do Projeto Farmácia Solidária.
Na tarde desta quinta-feira (19/08), os republicanos Elisandro Fiuza, vereador em Caxias do Sul e Fran Somensi, deputada estadual, foram recebidos no executivo municipal pelo Prefeito Adiló Didomênico e pela secretária de saúde, Daniela Meneguzzi. A conversa teve como pauta a implantação da Farmácia Solidária e a importância de Caxias do Sul implementar neste projeto.
O projeto institui o Programa Solidare – Farmácia Solidária – no Estado do Rio Grande do Sul, foi aprovado por unanimidade 10 de setembro de 2019. Antes de ser votado no plenário, o projeto passou pela Comissão de Constituição e Justiça, pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente e pela Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Casa. Desde então, a deputa percorre o estado conversando e conscientizando as prefeituras sobre a importância da implantação do mesmo. De acordo com a ARCO – Agência Republicana de Comunicação, o projeto prevê a conscientização, doação, reaproveitamento e distribuição gratuita de medicamentos válidos, além de prever a destinação final de forma correta dos remédios vencidos. A deputada frisou na aprovação do projeto que o programa foi criado no município de Farroupilha e, nesse período, beneficiou 12 mil pessoas, gerando uma economia para os cobres públicos de R$ 1,7 milhões, além de ter evitado que duas toneladas de medicamentos vencidos fossem parar no meio ambiente. A iniciativa busca também evitar a intoxicação medicamentosa e a automedicação.
Prefeito e secretária apreciaram a proposta e se propuseram a fazer dar certo a implantação do Solidare em Caxias do Sul.
