Comissão do Idoso incentiva atenção e cuidado dos familiares com os idosos

Gabinete Fiuza
3 Minuto(s) de Leitura
Foto: Bruna Giusti

O evento desta sexta-feira (1º/10) encerrou a programação da Semana do Idoso do Legislativo caxiense.

No Dia Nacional do Idoso (data da criação do Estatuto do Idoso, em 2003) e Dia Internacional da Terceira Idade (criado pela Organização das Nações Unidas/ONU, em 1991), a Comissão do Idoso do Legislativo caxiense promoveu uma reunião pública na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi.

O encontro debateu a atenção e a proteção do idoso, a partir de iniciativas, garantias e direito de envelhecer de forma saudável e com dignidade. Para isso, o grupo parlamentar abordou cinco temas: violência contra a pessoa idosa, golpes contra idosos, saúde mental, prevenção de acidentes e quedas na terceira idade e o direito previdenciário.

Cada painel foi mediado por um dos vereadores que fazem parte da Comissão do Idoso: Gladis Frizzo/MDB (vereadora-presidente), Gilfredo De Camillis/PSB, Elisandro Fiuza/REPUBLICANOS, Mauricio Marcon/Sem Partido e Tatiane Frizzo/PSDB.

Combate à violência

O primeiro painel discutiu a violência contra a pessoa idosa com a delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e do Cartório do Idoso de Caxias do Sul, Aline Martinelli, e com mediação do vereador Elisandro Fiuza. Segundo a delegada, a abertura do Cartório do Idoso em Caxias do Sul, no dia 25 de março de 2021, foi articulada para oferecer um tratamento mais humanizado e individualizado aos idosos. Entretanto, Aline pontou que o ideal seria ter uma delegacia do idoso, pois, quanto mais acesso os idosos tiverem, mais denúncias chegarão à Polícia.

A delegada informou que, desde a abertura, o Cartório do Idoso teve um total de 219 denúncias. Desse total, 138 via telefone 180 e disque 100 e mais 81 registros de Boletim de Ocorrência de forma presencial. De acordo com a delegada, os principais crimes são maus-tratos, que incluem violência física, psicológica e moral, além de falta de alimentação e higiene e abandono dos idosos em clínicas, hospitais e pela própria família. O Cartório de Atendimento ao Idoso funciona junto à Central de Polícia, na Rua Irmão Miguel Dário, 1061, no Bairro Jardim América.

Confira o vídeo:

Link Original: http://www.camaracaxias.rs.gov.br/noticias/index/23077

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário