Fiuza participa de lançamento da pré-candidatura de Mourão ao Senado Federal

Gabinete Fiuza
4 Minuto(s) de Leitura
Foto: Republicanos RS

Vice-Presidente da República foi aclamado por líderes e militantes neste sábado em Porto Alegre.

Foi anunciada, na manhã deste sábado (23), a pré-candidatura do vice-presidente da República, General Hamilton Mourão, ao Senado Federal. O evento reservado para filiados, contou com a presença de presidentes municipais, vereadores, secretários municipais, prefeitos, vices, deputados estaduais e federais, além dos pré-candidatos à disputa eleitoral de 2022 pelo partido.

Presidido no estado pelo deputado federal Carlos Gomes, o Republicanos foi o terceiro partido que mais recebeu filiações durante a janela partidária, totalizando hoje 43 deputados federais e 73 deputados estaduais. No Rio Grande do Sul, contabiliza 2 deputados federais e 4 estaduais. “Vamos ampliar a nossa bancada e eleger o nosso primeiro Senador republicano aqui no estado, Mourão é uma pessoa é de missão, que olhou para a sua terra e para o seu povo e aceitou mais esse desafio” projeta Gomes.

É a primeira vez que o partido planeja uma campanha ao Senado no Rio Grande do Sul. “Um senador tem que entender a geopolítica do Brasil e do mundo e que independência é a harmonia entre os poderes. O Republicanos espelha o pensamento conservador, é um partido que prega o estado soberano, que prega a família como cerne da sociedade”, avaliou Mourão, sob aplausos da militância.

Também integraram a mesa do evento o ex-deputado federal e ex-secretário estadual de Esporte e Lazer, João Derly; as deputadas estaduais Fran Somensi e Franciane Bayer, o ex-ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira; os deputados estaduais Sergio Perez e Tenente Coronel Zucco; a deputada federal Liziane Bayer, além da líder das Mulheres Republicanas do RS e secretária de Educação de Canoas, Beth Colombo.

O encontro contou com a presença do coordenador da Igreja Universal no Rio Grande do Sul, Bispo Guaracy Santos, que fez uma oração com os participantes na abertura do evento. No encontro de mobilização partidária também foi realizada a filiação da esposa do vice-presidente, Paula Mourão, e do vice-prefeito de Bom Retiro do Sul, Eder Eduardo Muller Ciceri.

Trajetória

General da reserva do Exército Brasileiro, o vice-presidente da República, Antônio Hamilton Martins Mourão soma 46 anos de serviços prestados à instituição. Natural de Porto Alegre, é casado e pai de dois filhos. A vice-presidência da República é o seu primeiro cargo eletivo, conquistado no pleito de 2018, na chapa encabeçada pelo atual presidente da república, Jair Messias Bolsonaro.

Expansão Republicana

Nos estados, o Republicanos celebra as filiações do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, além do vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta.

No último mês de março, ingressaram no partido o ex-ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e Damares Alves, ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. A atual titular da pasta, Cristiane Britto, também é mais um nome que a legenda comemora. No Rio Grande do Sul, um novo passo no projeto de expansão republicana foi dado no ano passado, com a filiação do deputado Ronaldo Nogueira. E no mês de março, Liziane Bayer passou a integrar com Carlos Gomes a bancada republicana gaúcha na Câmara Federal.

Na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, o Republicanos agora registra um total de quatro parlamentares, a maior bancada da sua história. A conquista deu-se a partir da filiação dos deputados estaduais Tenente Coronel Zuco e Franciane Bayer, ampliando a representação do Republicanos, que já contava com Sergio Peres e Fran Somensi.

Por: Jorn. Karine Bertani (MTE 9427) – Colaboração: Anderson Barros

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário